TRANSLATOR GOOGLE

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 11/09

Santo do dia

XXXIII SEMANA DO TEMPO COMUM
Ofício do dia de semana e Missa à escolha
Hoje a Igreja celebra : São João Gabriel Perboyre, presbítero, mártir, +1840

1ª Carta aos Coríntios 8,1-7.11-13

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos, 1bo conhecimento incha, a caridade é que constrói. 2Se alguém acha que conhece bem alguma coisa, ainda não sabe como deveria saber. 3Mas se alguém ama a Deus, ele é conhecido por Deus! 4Quanto ao comer as carnes de animais sacrificados aos ídolos, nós sabemos que um ídolo não é nada no mundo, e que Deus é um só.5É verdade que alguns são chamados deuses, no céu ou na terra, e muita gente pensa que existem muitos deuses e muitos senhores. 6Para nós, porém, existe um só Deus, o Pai, de quem vêm todos os seres e para quem nós existimos. E, ainda, para nós, existe um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual tudo existe, e nós também existimos por ele. 7Mas nem todos têm esse conhecimento. De fato, alguns habituados, até o presente, ao culto dos ídolos, comem da carne dos sacrifícios, como se ela fosse mesmo oferecida aos ídolos. E assim, a sua consciência, que é fraca, fica manchada. 11E então, por causa do teu conhecimento, perece o fraco, o irmão pelo qual Cristo morreu. 12Pecando, assim, contra os irmãos e ferindo a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que pecais. 13Por isso, se um alimento é ocasião de queda para meu irmão, nunca mais comerei carne, para não escandalizar meu irmão.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 139(138),1-3.13-14.23-24

- Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
- Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
- Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
- Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
- Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras!
- Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
- Senhor, sondai-me, conhecei meu coração, examinai-me e provai meus pensamentos! Vede bem se não estou no meu caminho e conduzi-me no caminho para a vida!
- Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 6,27-38

Aclamação (1Jo 4,12)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Se nós nos amarmos, irmãos,/ Deus vive unido conosco,/ e em nós seu amor fica pleno!
- Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho (Lc 6,27-38)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27"A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Fonte: Site A.E.

Nenhum comentário: