TRANSLATOR GOOGLE

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

LITURGIA DO DIA - 17/02

Santo do dia


Terça-feira da 6ª semana do Tempo Comum


Hoje a Igreja celebra : Santos Fundadores da Ordem dos Servitas, século XIV


Leituras


Livro de Génesis 6,5-8.7,1-5.10.


O Senhor reconheceu que a maldade dos homens era grande na Terra, que todos os seus pensamentos e desejos tendiam sempre e unicamente para o mal. O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem sobre a Terra, e o seu coração sofreu amargamente. E o Senhor disse: «Eliminarei da face da Terra o homem que Eu criei, e, juntamente com o homem, os animais domésticos, os répteis e as aves dos céus, pois estou arrependido de os ter feito.» Noé, porém, era agradável aos olhos do Senhor. O Senhor disse, depois, a Noé: «Entra na arca, tu e toda a tua família, porque só a ti reconheci como justo nesta geração. De todos os animais puros levarás contigo sete pares, o macho e a fêmea; dos animais que não são puros levarás um par, o macho e a sua fêmea; das aves do céu, também sete pares, macho e fêmea, a fim de conservares a sua raça viva sobre a Terra. Porque dentro de sete dias, vou mandar chuva sobre a Terra, durante quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei na superfície de toda a Terra todos os seres que Eu criei.» E Noé cumpriu tudo quanto o Senhor lhe ordenara. Ao cabo de sete dias, as águas do dilúvio submergiram a Terra.


- Palavra do Senhor
- Graças a Deus


Livro de Salmos 29(28),1-2.3-4.8.9-10.


Filhos de Deus, prestai ao SENHOR, prestai ao SENHOR glória e honra.Prestai ao Senhor a glória do seu nome, adorai o SENHOR no seu átrio sagrado.A voz do SENHOR ressoa sobre as águas, o Deus glorioso faz ecoar o seu trovão, o SENHOR está sobre a vastidão das águas.A voz do SENHOR é poderosa, a voz do SENHOR é cheia de majestade.a voz do SENHOR abala o deserto, o SENHOR faz tremer o deserto de Cadés. A voz do SENHOR retorce os carvalhos, despoja as árvores dos bosques. No seu santuário todos exclamam: "Glória!"Para além do dilúvio, está sentado o SENHOR; o SENHOR está sentado como rei eterno.


Evangelho segundo S. Marcos 8,14-21.


Os discípulos tinham-se esquecido de levar pães e só traziam um pão no barco. Jesus começou a avisá-los, dizendo: «Olhai: tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.» E eles discorriam entre si: «Não temos pão.» Mas Ele, percebendo-o, disse: «Porque estais a discorrer que não tendes pão? Ainda não entendestes nem compreendestes? Tendes o vosso coração endurecido? Tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis? E não vos lembrais de quantos cestos cheios de pedaços recolhestes, quando parti os cinco pães para aqueles cinco mil?» Responderam: «Doze.» «E quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de bocados recolhestes?» Responderam: «Sete.» Disse-lhes então: «Ainda não compreendeis?»


- Palavra da salvação
- Glória a Vóz Senhor


Comentário ao Evangelho do dia feito por: Santo Anselmo (1033-1109), monge, bispo, Doutor da Igreja

«Não vedes? Ainda não compreendeis?»

Não consigo ver a tua luz: é demasiado brilhante para a minha vista. E no entanto, tudo o que vejo é graças à Tua luz que o distingo, como os nossos olhos frágeis vêem, graças ao sol, tudo o que avistam, sem no entanto conseguirem olhar directamente para o sol.A minha inteligência fica impotente perante a Tua luz, que é demasiado brilhante. Os olhos da minha alma são incapazes de a receber, não suportando sequer ficar muito tempo fixos nela. O meu olhar fica ferido pelo seu brilho, ultrapassado pela sua extensão; perde-se na sua imensidão e fica confundido perante a sua profundidade.Ó luz soberana e inacessível! Verdade total e feliz! Quão longe estás de mim, e no entanto eu estou tão perto de Ti! Tu escapas quase inteiramente à minha vista, enquanto que eu estou inteiramente debaixo da Tua vista. Por todo o lado irradia a plenitude da Tua presença, e eu não consigo ver-Te. É em Ti que ajo e que tenho a minha existência; no entanto, não consigo chegar a Ti. Tu estás em mim, Tu és tudo ao meu redor; no entanto, não consigo alcançar-Te com a vista.


Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: