TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 21 de fevereiro de 2009

LITURGIA DO DIA - 21/02

Santo do dia
Sábado da 6a semana do Tempo Comum
Leituras
Carta aos Hebreus 11,1-7.
Ora a fé é garantia das coisas que se esperam e certeza daquelas que não se vêem. Foi por ela que os antigos foram aprovados. Pela fé, sabemos que o mundo foi organizado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê provém de coisas não visíveis. Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício maior que o de Caim; com base nela, foi declarado justo, porque Deus aceitou os seus dons e, por meio dela, fala ainda depois da morte. Pela fé, Henoc foi arrebatado, para não ver a morte, e não foi encontrado porque Deus o tinha levado. Porém, antes de ser levado, obtivera o testemunho de que tinha agradado a Deus. Ora, sem a fé é impossível agradar-lhe; e quem se aproxima de Deus tem de acreditar que Ele existe e recompensa aqueles que o procuram. Pela fé, Noé, avisado acerca de coisas que ainda se não viam, e, tomando o aviso a sério, construiu uma Arca para salvar a sua família; por essa fé, condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que se obtém pela fé.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Livro de Salmos 145(144),2-3.4-5.10-11.
Todos os dias te bendirei; louvarei o teu nome para sempre. SENHOR é grande e digno de todo o louvor; a sua grandeza é insondável. Cada geração contará à seguinte o louvor das tuas obras e todos proclamarão as tuas proezas. Anunciarão o esplendor da tua majestade e eu meditarei sobre as tuas maravilhas. Louvem-te, SENHOR, todas as tuas criaturas; todos os teus fiéis te bendigam. Dêem a conhecer a glória do teu reino e anunciem os teus feitos poderosos.
Evangelho segundo S. Marcos 9,2-13.
Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os, só a eles, a um monte elevado. E transfigurou-se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que lavadeira alguma da terra as poderia branquear assim. Apareceu-lhes Elias, juntamente com Moisés, e ambos falavam com Ele. Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Mestre, bom é estarmos aqui; façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias.» Não sabia que dizer, pois estavam assombrados. Formou-se, então, uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado. Escutai-o.» De repente, olhando em redor, já não viram ninguém, a não ser só Jesus, com eles. Ao descerem do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, senão depois de o Filho do Homem ter ressuscitado dos mortos. Eles guardaram a recomendação, discutindo uns com os outros o que seria ressuscitar de entre os mortos. E fizeram-lhe esta pergunta: «Porque afirmam os doutores da Lei que primeiro há-de vir Elias?» Jesus respondeu-lhes: «Sim; Elias, vindo primeiro, restabelecerá todas as coisas; porém, não dizem as Escrituras que o Filho do Homem tem de padecer muito e ser desprezado? Pois bem, digo-vos que Elias já veio e fizeram dele tudo o que quiseram, conforme está escrito.»
- Palavra da salvação
- Glória a Vóz Senhor
Comentário ao Evangelho do dia feito por: São João Damasceno (c. 675-749), monge, teólogo, Doutor da Igreja Homilia sobre a Transfiguração do Senhor, 18; PG 96, 573 (trad. Delhougne, Les Pères commentent, p. 504 rev.)

«Este é o Meu Filho muito amado»

«Uma voz dizia da nuvem: «Este é o Meu Filho muito amado, no Qual pus todo o Meu enlevo; escutai-O!»» (Mt 17, 5). São estas as palavras do Pai saídas da nuvem do Espírito: «Este é o Meu Filho muito amado, ele que é homem e que tem a aparência de homem. Ontem fez-Se homem, viveu humildemente entre vós; agora o Seu rosto resplandece. Este é o Meu Filho muito amado; Ele existe desde antes dos séculos. Ele é o Filho único do Deus único. Fora do tempo, foi eternamente gerado de Mim, o Pai. Não acedeu à existência depois de Mim, mas desde toda a eternidade Ele é de Mim, está em Mim e coMigo». [...]Foi pela bondade do Pai que o Seu Filho único, o Seu Verbo, Se fez carne. Foi pela Sua bondade que o Pai realizou, no Seu Filho único, a salvação do mundo inteiro. Foi a bondade do Pai que fez a união de todas as coisas no Seu Filho único. [...] Verdadeiramente, foi do agrado do Senhor de todas as coisas, do Criador que governa o universo, unir no Seu Filho único a divindade e a humanidade e, desse modo, toda a criatura, «para que Deus seja tudo em todos» (1Cor 15, 28).«Este é o Meu Filho muito amado, «o resplendor da Minha glória, a imagem da Minha substância», pelo qual também criei os anjos, pelo qual o céu foi firmado e a terra estabelecida. Ele «sustém o universo pela Sua palavra poderosa» (Heb 1, 3) e pelo sopro da Sua boca, quer dizer, pelo Espírito que guia e dá a vida. Escutai-O, porque aquele que O recebe, recebe-Me a Mim (Mc 9, 37), a Mim que O enviei, não pelo Meu poder soberano, mas ao modo de um pai. Como homem, com efeito, foi enviado, mas como Deus, Ele permanece em Mim e Eu nEle. [...] Escutai-O, porque Ele tem palavras de vida eterna» (Jo 6, 68).

Nenhum comentário: