TRANSLATOR GOOGLE

quarta-feira, 10 de junho de 2009

LITURGIA DO DIA - 10/06

Santo do dia

Quarta-feira da 10ª semana do Tempo Comum
Hoje a Igreja celebra : Santo Anjo da Guarda de Portugal
LEITURAS
2ª Carta aos Coríntios 3,4-11.
Tal confiança, porém, nós a temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não é que sejamos capazes de conceber alguma coisa como de nós mesmos; é de Deus que provém a nossa capacidade. É Ele que nos torna aptos para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, enquanto o Espírito dá a vida. Ora se o ministério da morte, gravado com letras em pedra, foi de tal glória que os filhos de Israel não podiam fixar o rosto de Moisés, por causa do esplendor que nele havia, aliás passageiro, quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito? Na verdade, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais rico de glória será o ministério da justiça. Mesmo até o que, sob tal aspecto, foi glorioso, deixou de o ser por causa da glória eminentemente superior. Se, com efeito, foi glorioso o que era transitório, muito mais glorioso é o que permanece.
Livro de Salmos 99,5.6.7.8.9.
Louvai o SENHOR, nosso Deus, com alegria; prostrai vos a seus pés, pois Ele é santo!Moisés e Aarão estão entre os seus sacerdotes, e Samuel, entre os que invocam o seu nome. Invocavam o SENHOR e Ele atendia-os.Deus falava-lhes da coluna de nuvens; eles guardavam os seus preceitos e a lei que lhes tinha dado.SENHOR, nosso Deus, Tu respondeste-lhes! Foste indulgente para com eles, embora castigasses os seus pecados.Louvai o SENHOR, nosso Deus, com alegria; prostrai-vos diante do seu monte santo, pois o SENHOR, nosso Deus, é santo!
Evangelho segundo S. Mateus 5,17-19.
«Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no Reino do Céu.
Comentário ao Evangelho do dia feito por Melitão de Sardes (?-c. 195), bispo Homilia pascal

«Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição»

A imolação do cordeiro, o rito da Páscoa e a letra da Lei desembocaram em Cristo Jesus, em vista de Quem tudo aconteceu na Lei antiga, e ainda mais na ordem nova. Porque a Lei se fez o Verbo e, de antiga, se tornou nova [...], o mandamento transformou-se em graça, a figura em verdade, o cordeiro veio a ser o Filho, a ovelha veio a ser homem e o homem veio a ser Deus. [...]Sendo Deus, o Senhor revestiu-Se de homem, sofreu por aquele que sofria, foi preso por aquele que se encontrava cativo, foi julgado pelo culpado, foi sepultado por aquele que estava sepultado. Ressuscitou dos mortos e proclamou: «Quem ousará atacar-Me? Apresentemo-nos juntos!» (Is 50, 8). Fui Eu que libertei o condenado; fui Eu que dei vida ao morto; fui Eu que ressuscitei o sepultado. «Quem ousaria condenar-Me?» Fui Eu, diz Ele, que sou o Cristo, que destruí a morte, que triunfei do adversário, que prendi o poderoso inimigo, que conduzi o homem às alturas dos céus; sou Eu, diz Ele, que sou o Cristo.Vinde, pois, ó famílias dos homens, sobrecarregadas de pecados, e recebei o perdão dos pecados. Porque Eu sou o vosso perdão, Eu que sou a Páscoa da salvação, Eu que sou o cordeiro imolado por vós, o vosso resgate, a vossa vida, a vossa ressurreição, a vossa luz, a vossa salvação, o vosso rei. Serei Eu que vos conduzirei às alturas dos céus; serei Eu que vos ressuscitarei; serei Eu que vos farei ver o Pai, que existe desde toda a eternidade, serei Eu que vos ressuscitarei com a Minha mão poderosa.

Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: