TRANSLATOR GOOGLE

segunda-feira, 15 de junho de 2009

LITURGIA DO DIA - 15/06


Santo do dia
Segunda-feira da 11ª semana do Tempo Comum
LEITURAS

2ª Carta aos Coríntios 6,1-10.
E como seus colaboradores, exortamo-vos a não receber em vão a graça de Deus. Pois Ele diz: No tempo favorável, ouvi-te e, no dia da salvação, vim em teu auxílio. É este o tempo favorável, é este o dia da salvação. Não damos em nada qualquer motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado. Ao contrário, em tudo nos recomendamos como ministros de Deus, com muita paciência nas tribulações, nas necessidades e nas angústias, nos açoites e nas prisões, nos tumultos e nas fadigas, nas vigílias e nos jejuns, pela pureza e pela ciência, pela magnanimidade e pela bondade, pelo Espírito Santo e pelo amor sem fingimento, pela palavra da verdade e pelo poder de Deus, pelas armas ofensivas e defensivas da justiça; na honra e na desonra, na má e na boa fama; tidos por impostores e, no entanto, verdadeiros; por desconhecidos e, no entanto, bem conhecidos; por agonizantes e, no entanto, eis-nos com vida; por condenados e, no entanto, livres da morte; por tristes, nós que estamos sempre alegres; por pobres, nós que enriquecemos a muitos; por nada tendo e, no entanto, tudo possuindo.
Livro de Salmos 98,1.2-3.4.
Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque Ele fez maravilhas! A sua mão direita e o seu santo braço lhe deram a vitória.O SENHOR anunciou a sua vitória, revelou aos povos a sua justiça.Lembrou se do seu amor e da sua fidelidade em favor da casa de Israel. Todos os confins da terra presenciaram o triunfo libertador do nosso Deus.Aclamai o SENHOR, terra inteira, exultai de alegria e cantai.
Evangelho segundo S. Mateus 5,38-42.
«Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. Dá-a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por Doroteu de Gaza (c. 500-?), monge na Palestina Instruções, n° 1, 6-8 (trad. SC 92, p. 155 rotação)

«Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau»

A Lei dizia: «Olho por olho, dente por dente» (Ex 21,24). Mas o Senhor exorta-nos, não somente a recebermos com paciência a bofetada de quem a dá, mas ainda a apresentar-lhe humildemente outra face. A intenção da Lei era ensinar-nos a não fazer o que não queríamos sofrer. Por conseguinte, impedia-nos de fazer o mal pelo medo de sofrer. Mas o que é pedido agora é que rejeitemos o ódio, o amor ao prazer, o amor à glória e as outras más tendências. [...]Cristo ensina-nos, pelos santos mandamentos, como nos purificarmos das nossas paixões, para que não nos façam recair de novo nos mesmos pecados. Mostra-nos a causa que nos leva ao desprezo e à transgressão dos preceitos de Deus; fornece-nos também o remédio, de modo que possamos obedecer e ser salvos.Qual é então este remédio e qual é a causa deste desprezo? Escutai o que diz Nosso Senhor: «Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito» (Mt 11,29). Eis que, numa só palavra, Ele mostra-nos a raiz e a causa de todos os males, bem como o seu remédio, fonte todos os bens. Mostra-nos que é o orgulho que nos faz cair, e que é impossível obter misericórdia se não pela disposição contrária, que é a humildade. De facto, o orgulho gera o desprezo e a desobediência que leva à morte, enquanto a humildade leva à obediência e à salvação das almas; refiro-me à verdadeira humildade, não apenas de palavras e de atitudes, mas a uma disposição realmente humilde, no íntimo do coração e do espírito. É por isso que o Senhor diz: «Sou manso e humilde de coração». Aquele que quer encontrar o verdadeiro descanso para a sua alma aprenda então a humildade.
Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: