TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 10 de abril de 2010

LITURGIA DO DIA - 10/04

Santo do dia



SÁBADO NA OITAVA DA PÁSCOA



Hoje a Igreja celebra : Ezequiel, profeta, Santo António Neyrot, mártir, +1460, Beato Bonifácio Zukowski, presbítero, mártir, 1942


LEITURAS

Livro dos Actos dos Apóstolos 4,13-21.


Ao verem o desassombro de Pedro e de João e percebendo que eram homens iletrados e plebeus, ficaram espantados. Reconheciam-nos por terem andado com Jesus, mas, ao mesmo tempo, vendo de pé, junto deles, o homem que fora curado, nada encontraram para replicar. Mandaram-nos, então, sair do Sinédrio e começaram sozinhos a deliberar: «Que havemos de fazer a estes homens? Que um milagre notável foi realizado por eles é demasiado claro para todos os habitantes de Jerusalém e não podemos negá-lo. No entanto, para evitar que a notícia deste caso se espalhe ainda mais por entre o povo, proibamo-los, com ameaças, de falar, doravante, a quem quer que seja, nesse nome.» Chamaram-nos, então, e impuseram-lhes a proibição formal de falar ou ensinar em nome de Jesus. Mas Pedro e João retorquiram: «Julgai vós mesmos se é justo, diante de Deus, obedecer a vós primeiro do que a Deus. Quanto a nós, não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos.» Eles, então, com novas ameaças, mandaram-nos em liberdade, não encontrando maneira de os castigar, por causa do povo; pois todos glorificavam a Deus pelo que tinha acontecido.


Livro de Salmos 118,1.14-15.16-18.19-21.


Louvai o SENHOR, porque Ele é bom, porque o seu amor é eterno. SENHOR é o meu refúgio e a minha força; Ele é a minha salvação. Ouvem-se vozes de alegria e de vitória nas tendas dos justos: «A mão do SENHOR fez maravilhas, mão do SENHOR foi magnífica; a mão do SENHOR fez maravilhas.» Não morrerei, antes viverei, para narrar as obras do SENHOR. SENHOR castigou-me com dureza, mas não me deixou morrer. Abri-me as portas da justiça: quero entrar para dar graças ao SENHOR. Esta é a porta do SENHOR: os justos entrarão por ela. Eu te darei graças, porque me respondeste, porque foste o meu salvador.


Evangelho segundo S. Marcos 16,9-15.


Tendo ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana, Jesus apareceu primeiramente a Maria de Magdala, da qual expulsara sete demónios. Ela foi anunciá-lo aos que tinham sido seus companheiros, que viviam em luto e em pranto. Mas eles, ouvindo dizer que Jesus estava vivo e fora visto por ela, não acreditaram. Depois disto, Jesus apareceu com um aspecto diferente a dois deles que iam a caminho do campo. Eles voltaram para trás a fim de o anunciar aos restantes. E também não acreditaram neles. Apareceu, finalmente, aos próprios Onze quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração em não acreditarem naqueles que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura.


Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: