TRANSLATOR GOOGLE

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

LITURGIA DO DIA - 21/12

Santo do dia

Últimos dias feriais do Advento - 21 de Dezembro
LEITURAS
Livro de Cântico dos Cânticos 2,8-14.
A voz de meu amado! Ei-lo que chega, correndo pelos montes, saltando sobre as colinas. O meu amado é semelhante a um gamo ou a um filhote de gazela. Ei-lo que espera, por detrás do nosso muro, olhando pelas janelas, espreitando pelas frinchas. Fala o meu amado e diz-me: Ele Levanta-te! Anda, vem daí,ó minha bela amada! Eis que o Inverno já passou, a chuva parou e foi-se embora; despontam as flores na terra, chegou o tempo das canções, e a voz da rola já se ouve na nossa terra; a figueira faz brotar os seus figos e as vinhas floridas exalam perfume. Levanta-te! Anda, vem daí, ó minha bela amada! Minha pomba, nas fendas do rochedo, no escondido dos penhascos, deixa-me ver o teu rosto, deixa-me ouvir a tua voz. Pois a tua voz é doce e o teu rosto, encantador.
Livro de Salmos 33(32),2-3.11-12.20-21.
Louvai o SENHOR com a cítara; cantai lhe salmos com a harpa de dez cordas.Cantai lhe um cântico novo, tocai com arte por entre aclamações.Só o plano do SENHOR permanece para sempre, e os desígnios do seu coração, por todas as idades.Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, o povo que Ele escolheu para sua herança.A nossa alma espera no SENHOR; Ele é o nosso amparo e o nosso escudo.Nele se alegra o nosso coração e em seu nome santo confiamos.
Evangelho segundo S. Lucas 1,39-45.
Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, Doutora da Igreja Poema «Porque Te amo, ó Maria», estrofes 4-7 (OC, Cerf DDB 1992, p.751)

«O senhor fez em mim Maravilhas» (Lc 1, 49)

Como te amo, Maria, quando te dizes servado Deus que conquistaste pela tua humildade (Lc 1, 38),tornou-te omnipotente essa virtude oculta.Trouxe ao teu coração a Santíssima Trindade e quando o Espírito de Amor te cobriu com a Sua sombra (Lc 1, 35),o Filho, igual ao Pai, em ti encarnou.Inúmeros serão os Seus irmãos pecadores,Uma vez que Jesus é o teu primogénito! (Lc 2, 7)Ó Mãe muito amada, apesar da minha pequenez,trago em mim, como tu, o Todo-Poderoso,mas não tremo ao ver em mim tanta fraqueza.Os tesouros da Mãe pertencem aos filhose eu sou tua filha, ó Mãe querida.As tuas virtudes e o teu amor não me pertencerão também?E quando ao meu coração chega a Hóstia santa,Jesus, teu suave Cordeiro, crê repousar em ti!Fazes-me sentir que não é impossívelseguir os teus passos, ó Rainha dos eleitos,porque tornaste o trilho do céu visível,vivendo cada dia as mais humildes virtudes.A teu lado, Maria, gosto de ser pequena para ver como são vãs as grandezas do mundo.Ao ver-te visitar a casa de Isabel,aprendo a praticar uma caridade ardente.Aí escuto arrebatada, doce Rainha dos anjos,o canto sagrado que jorrou do teu peito (Lc 1, 46 ss.);ensinas-me a cantar os divinos louvorese a gloriar-me em Jesus, meu Salvador.Tuas palavras de amor são rosas místicasque perfumarão os séculos vindouros.Em ti, o Todo-Poderoso fez maravilhas,desejo meditá-las a fim de delas usufruir.

Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: