TRANSLATOR GOOGLE

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

LITURGIA DO DIA 22/12


Santo do dia

Últimos dias feriais do Advento - 22 de Dezembro


Hoje a Igreja celebra : Santa Francisca Xavier Cabrini, religiosa, fundadora, +1917

LEIRURAS

Livro de 1º Samuel 1,24-28.


Após tê-lo desmamado, tomou-o consigo e, levando também três novilhos, uma medida de farinha e um odre de vinho, conduziu-o ao templo do Senhor em Silo. O menino era ainda muito pequeno.
Imolaram um novilho e apresentaram o menino a Eli.
Ana disse-lhe: «Ouve, meu senhor, por tua vida: eu sou aquela mulher que esteve aqui a orar ao Senhor, na tua presença.
Eis o menino por quem orei. O Senhor ouviu a minha súplica.
Por isso, o ofereço ao Senhor, a fim de que só a Ele sirva todos os dias da sua vida.» E ele prostrou-se ali diante do Senhor.

Livro de 1º Samuel 2,1.4-5.6-7.8.


Ana orou, entoando este cântico: «Exulta o meu coração de júbilo noSenhor. Nele se ergue a minha fronte, a minha boca desafia os meus adversários, porque me alegro na tua salvação.
O arco dos fortes foi quebrado e os fracos foram revestidos de vigor.
Os saciados tiveram que ganhar o pão e os famintos foram saciados. Até a estéril foi mãe de sete filhos e a mulher que os tinha numerosos, ficou estéril.
O Senhor é que dá a morte e a vida, leva à habitação dos mortos e tira de lá.
O Senhor despoja e enriquece, humilha e exalta.
Levanta do pó o mendigo e tira da imundície o pobre, para os sentar com os príncipes e ocupar um trono de glória; porque são do Senhor as colunas da terra e sobre elas assentou o mundo.

Evangelho segundo S. Lucas 1,46-56.


Maria disse, então: «A minha alma glorifica o Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva. De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-poderoso fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem.
Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência, para sempre.»
Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois regressou a sua casa.


Comentário ao Evangelho do dia feito por Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, Doutora da Igreja Poema «Porque Te amo, ó Maria», estrofes 4-7 (OC, Cerf DDB 1992, p.751)

«O senhor fez em mim Maravilhas» (Lc 1, 49)

Como te amo, Maria, quando te dizes serva do Deus que conquistaste pela tua humildade (Lc 1, 38),
tornou-te omnipotente essa virtude oculta. Trouxe ao teu coração a Santíssima Trindade e quando o Espírito de Amor te cobriu com a Sua sombra (Lc 1, 35), o Filho, igual ao Pai, em ti encarnou.
Inúmeros serão os Seus irmãos pecadores, Uma vez que Jesus é o teu primogénito! (Lc 2, 7)
Ó Mãe muito amada, apesar da minha pequenez, trago em mim, como tu, o Todo-Poderoso,
mas não tremo ao ver em mim tanta fraqueza.
Os tesouros da Mãe pertencem aos filhos e eu sou tua filha, ó Mãe querida.
As tuas virtudes e o teu amor não me pertencerão também?
E quando ao meu coração chega a Hóstia santa, Jesus, teu suave Cordeiro, crê repousar em ti!

Fazes-me sentir que não é impossível seguir os teus passos, ó Rainha dos eleitos,
porque tornaste o trilho do céu visível, vivendo cada dia as mais humildes virtudes.
A teu lado, Maria, gosto de ser pequena para ver como são vãs as grandezas do mundo.
Ao ver-te visitar a casa de Isabel, aprendo a praticar uma caridade ardente.

Aí escuto arrebatada, doce Rainha dos anjos, o canto sagrado que jorrou do teu peito (Lc 1, 46 ss.);
ensinas-me a cantar os divinos louvores e a gloriar-me em Jesus, meu Salvador.
Tuas palavras de amor são rosas místicas que perfumarão os séculos vindouros.
Em ti, o Todo-Poderoso fez maravilhas, desejo meditá-las a fim de delas usufruir.

Fonte: Evangelho Quotidiano



Nenhum comentário: