TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 3 de maio de 2008

LITURGIA DO DIA - 03/05

Santo do dia

VI SEMANA DA PÁSCOA

Festa de São Tiago Menor e S. Felipe, Apóstolos
Ofício festivo do Comum dos Apóstolos e Próprio.
Missa própria, com Glória, Prefácio dos Apóstolos I ou II
Primeiro Sábado do Mês de Maio

1ª Carta aos Coríntios 15,1-8

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 19(18),2-3.4-5

- Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
- Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
- Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
- Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
- Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.
- Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 14,6-14

Aclamação (Jo 14,6b.9c)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, diz Jesus;/ Filipe, quem me vê, igualmente vê meu Pai!
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Evangelho (Jo 14,6-14)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé:
6"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". 8Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" 9Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

O rosto humano de Jesus

O Evangelho de hoje tem duas partes. Na primeira, o tema é o conhecimento de Deus. Na segunda, a eficácia da fé. O conhecimento do Pai está condicionado ao conhecimento de Jesus porque, como acaba de afirmar Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele é o caminho, a verdade e a vida. "Se me conhecêsseis a Mim, conheceríeis também meu Pai". Se anteriormente foi o apóstolo Tomé quem perguntou pelo caminho, agora é o apóstolo Filipe (de quem hoje comemoramos a festa) que diz a Jesus: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.
Os discípulos tinham conhecido algo sobre Jesus, mas intervenções como estas indicam que estão longe de O conhecer a fundo. Não entendem que Cristo é a própria imagem, o sinal, o sacramento visível do Pai, pois é a sua Palavra pessoal em carne humana. Por isso lhe responde Jesus: "Há tanto tempo que estou convosco, e tu não me conheces, Filipe? Quem me viu a mim, viu o Pai... [porque] eu estou no Pai e o Pai em mim".
Jesus é a imagem visível e o rosto humano de Deus. Assim, quem vê Cristo conhece e vê o Pai. Mas nem esse "ver" é físico, nem este "conhecer" é meramente intelectual. Se esse "ver" fosse físico, já os discípulos teriam visto o Pai na pessoa do seu Mestre.
Os fariseus e os escribas também viram fisicamente Jesus, mas não viram nele o Filho de Deus. Contemplaram as suas obras, os seus milagres, a sua conduta transbordante de bem, a sua doutrina espalhando verdade. Tinham à vista todas as garantias da sua Pessoa, e não acreditaram nEle. Por quê? Porque não é possível "ver" Jesus na sua identidade divina senão com os olhos do coração, que dão a visão autêntica e mais profunda: a visão da fé.
No Evangelho de S. João, a tríade formada pelos verbos ver, conhecer e crer é intercambiável, equivalente, quase sinônima. Os três verbos conjugam-se generosamente no Evangelho de hoje. O "conhecer" da fé, segundo o pensamento bíblico que S. João reflete aqui, é, antes de tudo, contato e experiência pessoal de Deus através de seu Filho Cristo Jesus, totalmente identificado com o Pai no seu ser, querer e atuar.
Insistindo no argumento da mútua imanência, Jesus remete-se de seguida às suas palavras e obras como prova da sua união com o Pai: "As palavras que vos digo, não as digo por mim mesmo. O Pai, que permanece em mim, Ele próprio faz as obras".
As pessoas divinas são inseparáveis no que são e no que fazem. Mas na operação divina única, cada uma manifesta o que Lhe é próprio na Trindade, sobretudo nas missões divinas da Encarnação do Filho e do dom do Espírito Santo.
Na segunda parte do Evangelho de hoje, Jesus focaliza a eficácia da fé nEle. "Em verdade vos digo: o que crê em mim também fará as obras que eu faço e ainda maiores". A contemplação do Pai na Pessoa e obra do Filho torna-se extensiva à conduta do cristão, que se converte também em sinal da presença de Deus no mundo. Finalmente, a fé, unida à oração, alcançará de Jesus quanto se lhe pede em seu nome, isto é, em união com Cristo, como ele está em união com o Pai.
Por tudo quando vimos, na despedida Jesus pensa na continuidade do Evangelho. Os que acreditam nEle poderão realizar as suas obras e ainda maiores. Na sua ausência surgirão novas testemunhas que, cheias do Espírito, proclamarão a Sua ressurreição e o Seu amor mais forte que a morte. Tais foram, por exemplo, S. Felipe e S. Tiago Menor, cuja festa hoje a Igreja comemora. Existe um fato realmente extraordinário na vida São Filipe, natural de Betsaida, na Galiléia. Um dia, quando obrigado a reverenciar o deus Marte acendendo-lhe incenso, eis que surge detrás do altar pagão uma cobra que mata o filho do sacerdote-mor e dois dos seus servos. Filipe ressuscitou-os e matou a cobra. Esse milagre de São Filipe originou a conversão de muitas pessoas ao cristianismo.
Já S. Tiago, dito "o menor", um dos doze apóstolos, era filho de Alfeu e primo de Jesus. É identificado nos Evangelhos como "irmão do Senhor", termo esse usado pelos povos semitas para designar um grau de parentesco próximo (Mc 6,3 e Mt 13,55). Teve muita influência na comunidade de Jerusalém. Foi testemunha da ressurreição de Jesus (I Cor 15,7) e é o provável autor da "Epístola de Tiago"; foi com ele que Paulo, depois de convertido, se foi encontrar em Jerusalém (Gl 1,18). São Tiago teve um papel importante no Concílio de Jerusalém (Act 15,13-29). Morreu mártir por volta do ano 62.
A palavra de Deus exige sempre uma decisão livre a favor ou contra Cristo. Nós escutamo-la com freqüência. Qual é nossa resposta? Ou, o que é o mesmo: até onde alcança a eficácia da nossa fé?

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: