TRANSLATOR GOOGLE

quarta-feira, 18 de junho de 2008

LITURGIA DO DIA - 18/06

Santo do dia

XI SEMANA DO TEMPO COMUM

Ofício do dia de semana e Missa à escolha.
S. Gregório Barbarigo, bispo, +1697
Beata Osana, religiosa, +1505

Gregório Barbarigo nasceu em Veneza em 1625, numa família patrícia. Em 1648 participou nas negociações que levaram ao Tratado de Vestefália e, em Münster, conheceu o futuro papa Alexandre VII. Foi este que o nomeou bispo de Bérgamo, cardeal e, mais tadre, bispo de Pádua. Na altura em que chegou a Pádua, esta diocese contava com 24 escolas de doutrina cristã; quando ele morreu, o número chegava a 356. Fundou uma Companhia da Doutrina Cristã para o ensino da religião, uma congregação mariana, uma Congregação dos Pais de Família para a educação da juventude, escolas para o povo, escolas de governo de casas. Cuidou da assistência sanitária do povo. Fundou casas de acolhimento para raparigas pobres. Morreu no dia 18 de Junho de 1697. Foi canonizado por João XXIII.

Beata Osana, nasceu em Mântua, na Lombardia, no ano de 1449 e morreu em 1505. Toda a sua existência decorreu em palácios, cumulada de graças e oprimida com sofrimentos, umas e outros invisíveis aos olhos dos homens. Foi o confessor que revelou depois da sua morte que ela ficava, por vezes, sete horas imóvel em oração e tinha misteriosas feridas interiores que renovavam nela as dores da Paixão. Desde a infância teve a obsessão das realidades do alto. Aos seis anos, imaginando que os teólogos sabiam muito mais sobre Deus do que sabia o comum dos mortais, veio pedir ao pai que lhe comprasse livros de teologia e lhe desse licença de aprender a ler para conseguir estudá-los; mas foi recambiada para os seus jogos. No ano seguinte, caiu tão doente que se julgou que ia partir. Foi então autorizada, o que lhe tinha sido recusado até então, a entrar na Ordem terceira dominicana. Mas só fez profissão em 1501, de maneira que o noviciado durou perto de 50 anos. Osana passou os últimos 37 anos da vida na corte de Mântua. Em 1478, os soberanos de então, o duque Francisco II e a mulher Isabel de Este, fizeram dela superintendente da sua Casa. Depressa compreenderam que era um anjo quem tinham debaixo do tecto. Quando ela estava a morrer, ajoelhados junto do leito, pediram-lhe a bênção; respondeu que pertencia ao sacerdote presente abençoá-los; foi preciso que este tomasse a mão dela para Ihes traçar na testa o sinal da cruz. Francisco II isentou de contribuições, por vinte anos, todos os membros da família dela. E a duquesa Isabel ergueu-lhe um belo mausoléu, que ainda agora se vê na catedral de Mântua.

Livro de 2º Reis 2,1.6-14

Leitura do Segundo Livro dos Reis.: 1Quando o Senhor quis arrebatar Elias ao céu, num redemoinho, Elias e Eliseu partiram de Guilgal. 6Tendo chegado a Jericó, Elias disse a Eliseu: "Permanece aqui, porque o Senhor me mandou até o Jordão". E ele respondeu: "Pela vida do Senhor e pela tua, eu não te deixarei". E partiram os dois juntos. 7Então, cinqüenta dos filhos dos profetas os seguiram, e ficaram parados, à frente, a certa distância, enquanto eles dois chegaram à beira do Jordão. 8Elias tomou então o seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto. 9Depois que passaram, Elias disse a Eliseu: "Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença". Eliseu disse: "Que me seja dada uma dupla porção do teu espírito".10Elias respondeu: "Tu pedes uma coisa muito difícil. Se me vires quando me arrebatarem da tua presença, isso te será concedido; caso contrário, isso não te será dado". 11E aconteceu que, enquanto andavam e conversavam, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho. 12Eliseu o via e gritava: "Meu pai, meu pai, carro de Israel e seu condutor!" Depois, não o viu mais. E, tomando as vestes dele, rasgou-as em duas. 13Em seguida, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair e, voltando sobre seus passos, estacou à margem do Jordão. 14Tomou então o manto de Elias e bateu com ele nas águas dizendo: "Onde está agora o Deus de Elias?" E bateu nas águas, que se dividiram, para os dois lados, e Eliseu atravessou o rio. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

Livro de Salmos 31,20.21.24

- Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais! - Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais! - Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, reservastes para aqueles que vos temem! Para aqueles que em vós se refugiam, mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.
- Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais! - Na proteção de vossa face os defendeis bem longe das intrigas dos mortais. No interior de vossa tenda os escondeis, protegendo-os contra as línguas maldizentes.
- Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais! - Amai o Senhor Deus, seus santos todos, ele guarda com carinho seus fiéis, mas pune os orgulhosos com rigor.
- Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 6,1-6.16-18

Aclamação (Jo 14,23) - Aleluia, Aleluia, Aleluia. - Aleluia, Aleluia, Aleluia. - Quem me ama, realmente, guardará minha palavra/ e meu Pai o amará e a ele nós viremos.

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18) - O Senhor esteja convosco. - Ele está no meio de nós. - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus. - Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

1"Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa".
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Comentários

Teu pai de recompensará

No evangelho de hoje, Jesus estabelece um princípio com três aplicações concretas. O princípio é: "Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles". Ou seja, atuar para agradar a Deus sem procurar o aplauso dos homens. As aplicações concretas referem-se a três das mais importantes obras que os judeus de seu tempo praticavam e nas quais faziam constar toda a religião: a esmola, a oração e o jejum.
Jesus contrapõe o alcance da nova justiça religiosa diante de Deus, o enriquecimento do conceito de santidade versus o nível mínimo da letra da lei em que se firmavam os escribas e fariseus, para entrar no campo sem fronteiras do Reino de Deus.
Em cada caso concreto, Jesus contrasta a conduta publicitária, presumida e vistosa, dos hipócritas com a atitude discreta e verdadeiramente humilde do adorador do Pai, que o recompensará porque o "vê no segredo". Diante de Deus não há heróis anônimos!
Perante Deus, há duas atitudes interiores opostas: a falsidade ou a sinceridade.
O que dá valor às nossas práticas cristãs é a retidão, a sinceridade diante de Deus e a abertura ao próximo. A atenção caritativa, por exemplo, assim como a ajuda econômica aos necessitados, esmolas, a oração e a prática sacramental, se são feitas para serem observadas e aprovadas pelos outros, ficam-se por ações vazias. É o amor desinteressado que lhes dá o autêntico valor. O cristão não deve ser nunca um ator que trabalha para o público, isso fica para os hipócritas.
Na vida do cristão, Jesus propõe uma religiosidade de grande qualidade, que dê primazia à intenção sobre a própria obra externa. A excelência é da fé que atua pela caridade, condição indispensável para se ser testemunha do evangelho do Filho de Deus.
Um coração convertido à semelhança do Coração de Jesus é a fonte de onde brota o significado e o valor da conduta. Só assim, esta será uma expressão válida da autêntica religião que presta culto a Deus em espírito e em verdade.
A semente do Reino de Deus atua silenciosamente e, com freqüência , a partir de começos insignificantes, mas a sua eficácia evidencia-se na sua expansão, capaz de transformar o coração dos homens. Aquele que procura Deus com honradez não precisa aparência reluzentes, mas da atenção interior. S. João da Cruz fazia este resumo da perfeição cristã:
Esquecimento do criado
Memória do Criador
atento ao interior,
estar amando o Amado

Ninguém procurou com mais compaixão o cumprimento da vontade de Deus que o próprio Jesus, a ponto de aceitar de bom grado a morte na cruz para a redenção do homem. Quando Cristo nos ensinou a rezar a Deus no Pai Nosso: "Faça-se a tua vontade", convidou-nos a seguir o seu exemplo. Porque "todo aquele que cumpre a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão e minha irmã" (Mt. 12,50).
Adoradores em espírito e em verdade, isto é, cumpridores incondicionais da sua vontade, servidores alegres do seu plano de salvação, é o que Deus quer. Pois ele não se conforma com as palavras e aparências, antes olha para o interior, para o coração do homem e da mulher.
Que o seu olhar paternal nos livre da hipocrisia!

Fonte: Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: