TRANSLATOR GOOGLE

terça-feira, 24 de junho de 2008

LITURGIA DO DIA - 24/06

Santo do dia

NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA, solenidade
Ofício solene próprio.Missa própria.
Glória, Credo, Prefácio próprio
São João Baptista
Solenidade
São João Baptista era filho de Zacarias e de Santa Isabel. Chamava-se "Baptista" pelo facto de pregar um baptismo de penitência (cf. Lucas 3,3). João, cujo nome significa "Deus é propício", veio à luz em idade avançada de seus pais (cf. Lucas 1,36). Parente de Jesus, foi o precursor do Messias. É João Baptista que aponta Jesus, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque existia antes de mim" (João 1,29ss.). De si mesmo deu este testemunho: "Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai os caminhos do Senhor ..." (João 1,22ss.). São Lucas, no primeiro capítulo de seu Evangelho, narra a concepção, o nascimento e a pregação de João Baptista, marcando assim o advento do Reino de Deus no meio dos homens. A Igreja celebra-o desde os primeiros séculos do cristianismo. É o único santo cujo nascimento (24 de Junho) e martírio são evocados em duas solenidades pelo povo cristão. O seu nascimento é celebrado pelo povo com grande júbilo: cantos e danças folclóricas, fogueiras e quermesses fazem da sua festa uma das mais populares e queridas da nossa gente.

Livro de Isaías 49,1-6

Leitura do Livro do Profeta Isaías:1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: "Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado". 4E eu disse: "Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa". 5E agora diz-me o Senhor - ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo - que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: "Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 139(138),1-3.13-14.14-15

- Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!
- Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!
- Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos; percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
- Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!
- Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!
- Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!
- Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis; nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis, quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas.
- Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!

Livro dos Actos dos Apóstolos 13,22-26

Leitura dos Atos dos Apóstolos:Naqueles dias, Paulo disse: 22"Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade. 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias. 26Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 1,57-66.80

Aclamação (Lc 1,76)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Serás chamado, ó menino, o profeta do Altíssimo:/ irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Evangelho (Lc 1,57-66.80)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: "Não! Ele vai chamar-se João". 61Os outros disseram: "Não existe nenhum parente teu com esse nome!" 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: "João é o seu nome". E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: "O que virá a ser este menino?" De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

O perfil de um profeta

Pelo conjunto das leituras bíblicas desta solenidade, que se vem celebrando na liturgia eclesial desde o século IV, a figura de S. João Batista aparece-nos marcada com o perfil dos profetas. As primeiras leituras (vigília e dia) foram tiradas respectivamente de Jeremias e Isaías, do relato do chamamento por Deus ao profetismo, já desde o seio materno.
As segundas leituras incidem igualmente na recordação neotestamentária dos profetas anteriores a Cristo, entre os quais se destaca, pela sua missão, João Batista, o precursor imediato do Messias. Finalmente, pelas leituras evangélicas da vigília e do dia, tiradas do primeiro capítulo de S. Lucas, vemos que S. João entra - e o último - na numerosa lista bíblica de «filhos presente de Deus» aos casamentos estéreis e de idade avançada, como é o caso de Zacarias e Isabel, seus pais. O seu nascimento extraordinário revela um destino especial e anuncia uma missão, como é o caso de outros profetas no Antigo Testamento, por exemplo, Samuel.
Em breves traços, os evangelistas descrevem a silhueta de S. João Batista como a de um verdadeiro profeta. O seu poder de fascínio e atração sobre o povo não radica precisamente no seu estilo suave, lisonjeiro ou ternurento, mas antes no seu perfil austero, penitencial e radical, de servidor insubornável da verdade, sincero até à dureza e à falta de diplomacia. A sua linguagem, o seu vestuário, a sua ementa e a sua vida no deserto caracterizam um homem carismático, que é o primeiro a viver a mensagem de conversão que proclama.
Do conjunto dos evangelhos, especialmente dos primeiros capítulos dos sinóticos, que se lêem nos domingos de Advento, concluem-se estes traços que desenham uma personalidade de João Batista como homem:
a) Sincero e honesto, que confessa sem reservas a sua condição de precursos do Messias, e pratica a denúncia profética do mal, ainda que isso lhe custe a vida, como sucedeu com Herodes Antipas, casado a mulher do seu irmão Felipe.
b) Humilde e sensato, que reconhece que a sua pessoa e mensagem estão em função de outro superior a ele: Jesus.
c) Com uma clara vocação de testemunha da luz que é Cristo, o Messias.
Ao testemunho fiel de João Batista em favor da messianidade de Jesus, este correspondeu com o aval sobre a grandeza sem igual do seu precursor: João é o maior dos profetas, é o maior de todos os nascidos de mulher.
[(A Palavra de Cada Domingo - Ano A), B. Caballero]
* * *
É com razão que o nascimento deste menino foi para muitos causa de alegria: ainda o é hoje. Dado a seus pais na velhice, veio pregar a um mundo que envelhecia a graça de um novo nascimento. É bom que a Igreja festeje solenemente esta natividade, fruto maravilhoso da graça com o qual a natureza se maravilha.
Esta lâmpada destinada a iluminar o mundo (Jo 5,35), traz com o seu nascimento uma alegria nova, porque foi graças a ela que se reconheceu a verdadeira Luz, que brilha nas trevas mas que as trevas não quiseram receber (Jo 1,5-9). Sim, o nascimento deste menino trouxe uma alegria indizível pois é para o mundo fonte de tão grandes bens. Ele foi o primeiro a instruir a Igreja, começando a formá-la pela penitência, preparando-a pelo batismo e, quando a tinha já preparada, entregando-a a Cristo e unindo-a a Ele (Jo 3,29). Ensinou-a a viver na sobriedade e, com o exemplo da sua própria morte, deu-lhe forças para morrer com coragem. Desse modo, ele preparou para o Senhor um povo perfeito (Lc 1,17).

[Beato Guerric dIgny (c.1080-1157), abade cisterciense - Sermão 1 para S. João Baptista, §2)]
Fonte: Site Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: