TRANSLATOR GOOGLE

terça-feira, 20 de maio de 2008

LITURGIA DO DIA - 20/05

.
Santo do dia
.
VII SEMANA DO TEMPO COMUM
.
.
Ofício do dia da Semana ou
Hoje a Igreja celebra : São Bernardino de Sena, presbítero, +1444 (Memória Facultativa)
Ofício e Missa da Memória
.........
..........
.............................
...........................
São Bernardino de Sena, Confessor
.
Franciscano e pregador popular, conseguia conversões prodigiosas de seus ouvintes. Obteve mais de 2000 vocações para a Ordem franciscana. Foi grande propagandista da devoção ao Santo Nome de Jesus e recusou três vezes a dignidade de bispo. Foi canonizado seis anos depois do seu falecimento
.
Carta de S. Tiago 4,1-10

Leitura da Carta de São Tiago:
Caríssimos, 1de onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? 2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis.3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres. 4Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que pretende ser amigo do mundo toma-se inimigo de Deus.5Ou julgais ser em vão que a Escritura diz: "Com ciúme anela o espírito que nos habita?" 6Mas ele nos dá uma graça maior. Por isso, a Escritura diz: "Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes". 7Obedecei pois a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Purificai as mãos, ó pecadores, e santificai os corações, homens dúbios. 9Ficai tristes, vesti o luto e chorai. Transforme-se em luto o vosso riso, e a vossa alegria em desalento. 10Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

Livro de Salmos 55(54),7-8.9-10.10-11.23

- Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!
- Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!
- É por isso que eu digo na angústia: "Quem me dera ter asas de pomba e voar para achar um descanso! Fugiria, então, para longe, e me iria esconder no deserto.
- Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!
- Acharia depressa um refúgio contra o vento, a procela, o tufão". Ó Senhor, confundi as más línguas.
- Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!
- Dispersai-as, porque na cidade só se vê violência e discórdia! Dia e noite circundam seus muros. - Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!
- Lança sobre o Senhor teus cuidados, porque ele há de ser teu sustento, e jamais ele irá permitir que o justo para sempre vacile!
- Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Marcos 9,30-37

Aclamação (Gl 6,14)- Aleluia, aleluia, aleluia.- Aleluia, aleluia, aleluia.- Minha glória é a cruz do Senhor, Cristo Jesus,/ pela qual o mundo está crucificado para mim/ e eu para este mundo.Evangelho (Mc 9,30-37) - O Senhor esteja convosco.- Ele está no meio de nós.- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessaram a Galiléia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará".32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: "Que discutíeis pelo caminho?" 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!" 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37"Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Ambição de poder

No Evangelho de hoje, há duas partes distintas, embora perfeitamente correlacionadas. Na primeira, é o segundo dos três anúncios que da sua paixão, morte e ressurreição Jesus faz aos seus discípulos. Entretanto, estes não se dão por achados, embora um certo receio lhes perpassasse as almas, pois "tinham medo de Lhe perguntar".
Na segunda parte, o Senhor aproveita para catequizá-los sobre a virtude da humildade. Quando faz a pergunta "sobre o que discutíeis no caminho" para casa, em Cafarnaum, Jesus bem sabia qual era o tema, pois estando sua alma na visão beatífica e sendo Deus, tudo conhece com perfeição absoluta, desde toda a eternidade. Com a pergunta o Divino Mestre estimula uma resposta, que Lhe proporcionará debelar a cegueira ambiciosa que não permite a visão da paixão, mais uma vez recém anunciada. Enquanto Jesus fala de um messias sofredor, os seus discípulos querem debater o problema da primazia no Reino político que esperavam. Não se faria juízo temerário em supor que talvez a inveja balouçasse aqueles corações inebriados pelo prazer de um dia virem a mandar sobre Israel como zelosos ministros de um grande rei.
Que paciência a de Jesus, tentando instruir os seus apóstolos e com tão desanimador resultado. Jesus, o Bom Pastor, é imune ao desalento e sabe esperar tempos melhores de compreensão pascal sobre sua Pessoa. Que lição para nós! Nunca devemos desesperar mesmo quanto as situações nos parecerem desastrosas e nossos interlocutores com as mentes postas em outras paragens pouco nobilitantes.
A ambição dos discípulos era a cupidez reinante entre os judeus, tanto mais que se encontravam premidos sob a bota romana. Todos os judeus esperavam um messias triunfador político. Além disso, os apóstolos não eram santos. Quando não compreendem, não perguntam por medo, e quando Jesus os interroga, esquivam-se a responder por vergonha da conversa havida no caminho. Demasiado humanos para estar tão perto do convívio de Deus! Porém, Jesus Divino para humanamente compreender com tanto carinho a situação tão precária de seus discípulos.
Eis então a máxima, a instrução fundamental, que hoje orna até o título dos pontífices romanos (servo servorum Dei): "Quem quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e o servidor de todos". Jesus afirma rotundamente que os seus seguidores têm de tocar a ambição de poder pela atitude de serviço.
A tentação irresistível de mando e domínio não contamina só os políticos, mas desde o ambiente familiar ao contexto dos grandes areópagos internacionais, passando por qualquer local de trabalho e qualquer espaço social, a questão onipresente é ver quem manda e quase sempre espezinhando. A psicose da liderança redentora cria os "salvadores" do povo e das comunidades: ideólogos, revolucionários, libertadores que se apresentam como curandeiros de todos os males sociais, também do povo de Deus. No fundo, muito se identificam com os bandidos, ladrões e mercenários da parábola do bom pastor, que não vêm servir, mas servir-se, colher e explorar.
Jesus nunca ensinou nem pediu aos seus discípulos nada que Ele não cumprisse primeiro. A respeito do serviço, também não se ficou o Bom Jesus na mera retórica, nas palavras. Embora sabendo que era o Senhor e que o Pai pusera tudo em suas mãos, entende e pratica a sua autoridade como serviço humilde.
Assim, por exemplo, na última ceia Jesus adota o papel de servo e põe-se a lavar os pés aos seus discípulos. O gesto terminou com um convite: "Fazei vós o mesmo". É o Servidor paciente, na Pessoa e na doutrina. Optemos também nós com Cristo pelo serviço aos irmãos sem acepção de pessoas, porque "Deus resiste aos soberbos, mas concede graça aos humildes", como também nos ensina S. Tiago na epístola de hoje.
"Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará" é o conselho-promessa que finaliza hoje a primeira leitura. Jesus, humilhou-se até à morte e morte de Cruz, mas foi superexaltado, isto é, glorificado por Deus Pai como ninguém. Eis a recompensa demasiadamente grande que nos espera se seguirmos a Jesus. E teremos no verdadeiro Reino (celeste) um lugar precioso, e muito melhor do que os discípulos ansiavam para si aqui na terra.
Proceder como Jesus fará com que as brigas terminem, as más paixões desapareçam, os conflitos e as invejas se extingam e as guerras injustas inexistam. Um mundo novo se inaugurará, em que disputa será ver quem primeiro quer servir o seu semelhante, como fazem as crianças inocentes apontadas por Cristo. As riquezas do Reino de Deus são para os que têm alma pobre, isto é despojadas de orgulho, e coração simples, dispostos a acolher a palavra de Deus, com fome de a cumprir alegre e plenamente.
A primeira crente e discípula fiel do Senhor foi Maria Santíssima e sua frase maravilhosa com que entreabriu o Novo Testamento foi exatamente: "eis aqui a escrava do Senhor", no momento exato em que era convidada para um alto lugar no Reino de Deus. E qual foi o prêmio? Ser a Mãe do Salvador. Essa frase brotou de um Coração verdadeiramente Imaculado que estava a léguas e léguas dos discípulos que acompanhavam Jesus a Cafarnaum. Procuremos imitá-la nessa servidão vinda de uma inimaginável Caridade, desejando que a Palavra de Deus seja o nosso alimento de todos os dias, dizendo: "Faça-se em mim, segundo a Vossa Palavra". E qual o prêmio? A Palavra se fez carne e habitou entre nós! Seja, pois, a Eucaristia nosso alimento, como verdadeiros escravos de Jesus e o nosso prêmio, já nesta terra e depois na eternidade celeste.

Fonte: Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: